(48) 99164-6210

Notícias

Contratos assinados eletronicamente dispensam testemunhas

23/01/2024 - Assinatura Eletrônica

noticias

O novo texto torna a atual realidade contratual mais consentânea com a evolução tecnológica. Porém é indispensável a observância dos parâmetros legais instituídos pela ICP-Brasil.
Saiba mais neste artigo do presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro!

 

A Lei nº 14.063 entrou em vigor em 23 de setembro de 2020, data de sua publicação, com o objetivo de disciplinar e estabelecer diferenças entre assinaturas eletrônicas e digitais. Em seu artigo 3º, ela separa o certificado digital nas seguintes categorias: 1. “Certificado digital: qualquer atestado eletrônico que associa dados de validação da assinatura eletrônica a uma pessoa jurídica ou física”; 2. “Certificado digital ICP-Brasil: é aquele emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) e que foi credenciado pela ICP-Brasil”. Mas, afinal, o que significa ICP-Brasil?

ICP-Brasil é a sigla que sintetiza “Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira”, criada pela MP 2.200/2001, que instituiu as normas para emissão de diferentes tipos de certificação digital no país. Definida como certificação com raiz única, por ela, todo certificado válido compõe-se de uma chave pública e uma privada. O processo é conhecido como criptografia assimétrica. Cada usuário, ao criar um certificado de assinatura digital, recebe um código público, compartilhável, e outro privado, que deve ser mantido em segurança, só utilizável por seu titular.

Depois do covid-19, em especial no mercado imobiliário, assinatura digital tornou-se rotina profissional. Todavia, para que tenha validade, é preciso um certificado emitido por uma AC. A assinatura digital, no entanto, é apenas um dos tipos de assinatura eletrônica. Embora parecidas, são distintas entre si. Esta se utiliza de meios eletrônicos para validar atos. Pode ser aplicada em meios digitais como: reconhecimento facial, biometria digital, login e senha. A digital valida-se por meio de criptografia. Pode ser usada em contratos, aditivos, receitas médicas etc.

Pois é! Mas a MP 2.200/01 continua válida? Medidas Provisórias não convertidas em lei não têm validade de apenas 120 dias, de acordo com a Constituição? Sim! Entretanto a regra que estabelece validade precária às MPs foi aprovada com a Emenda Constitucional (EC) nº 32, em 11 de setembro de 2001, ao passo que a MP 2.200/01 foi publicada dia 24 de agosto, no mês anterior ao da EC. Assim, as regras por ela ditadas não afetam a tal MP, que continua com força de lei, embora carecendo de ajustes, já que seu art. 10 remete ao revogado CC de 1916.

Ocorre que o inciso II do art. 784 do CPC - Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) expressamente exige que qualquer documento privado, para que seja considerado título executivo e, portanto, possa dar lastro a ação de execução, tem de ser assinado por duas testemunhas, além da do próprio devedor. Todavia a Lei 14.620/23, que recriou o Projeto Minha Casa, Minha Vida, aditou um quarto parágrafo ao artigo do CPC acima citado, ditando que, nos títulos executivos atestados por meio eletrônico (assinados eletronicamente) dispensam-se as testemunhas.

Diz o novo § 4º: “Nos títulos executivos constituídos ou atestados por meio eletrônico, é admitida qualquer modalidade de assinatura eletrônica prevista em lei, dispensada a assinatura de testemunhas quando sua integridade for conferida por provedor de assinatura”. O novo texto legal torna a atual realidade contratual mais consentânea com a evolução tecnológica, tendo em vista que já são raros os documentos privados firmados fisicamente. Isso tem facilitado a vida de todos. Porém é indispensável a observância dos parâmetros legais instituídos pela ICP-Brasil.

Atualizado: 4 de dez. de 2023

Texto de João Teodoro da Silva - Corretor de imóveis, empresário no mercado da construção civil, graduado em Direito e Ciências Matemáticas. Foi presidente do Creci-PR por três mandatos consecutivos, do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Paraná de 1984 a 1986, diretor da Federação do Comércio do Paraná e é presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis desde 2000.




Fonte: https://www.cofeci.gov.br/post/contratos-assinados-eletronicamente-dispensam-testemunhas

Outras Notícias

Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel; entenda o que muda

Receita amplia isenção de Imposto de Renda na venda de imóvel; entenda o que muda Benefício tributário passa a ...

ETAPAS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: 6 PASSOS PARA SIMPLIFICAR SUA VIDA

O sonho da casa própria está presente no imaginário de muitos brasileiros. Em um país com um déficit habitacional d...

4 motivos para você declarar o valor real da compra e venda na escritura pública

Nas hipóteses em que a escritura pública se faz necessária para a validade da compra e venda de um imóvel, é corriq...

Posso vender um imóvel com cláusula de inalienabilidade, incomunicabilidade e impenhorabilidade?

Posso vender um imóvel com cláusula de inalienabilidade, incomunicabilidade e impenhorabilidade? Por Talita Menezes. Quando um ...

Não seja pego de surpresa na hora de adquirir um imóvel

Não seja pego de surpresa na hora de adquirir um imóvel! Por Tainara Vanzela. O início do ano é sempre um bom moment...

Mercado imobiliário 2021 - 6 tendências para ficar de olho

BOLSA DE VALORES Mercado imobiliário 2021: 6 tendências para ficar de olho Por Empresa Convidada em 17 de dezembro de 2020 8 minut...

Quarentena Levou Comprador A Valorizar Imóvel Com Mais Espaço e Conforto

Quarentena Levou Comprador A Valorizar Imóvel Com Mais Espaço E Conforto Isolamento Social Fez Com Que Consumidores Que Buscavam A...

Caixa Lança Linha De Crédito Imobiliário Com Taxa De Juros Fixa

Caixa lança linha de crédito imobiliário com taxa de juros fixa Na nova modalidade de financiamento taxa pode ser de 8% a 9,75...

Ganho com imóvel pode alcançar dois dígitos ao ano até 2022

Ganho com imóvel pode alcançar dois dígitos ao ano até 2022 Preços estão cerca de 20%, em média, a...

Saiba como usar o FGTS no financiamento da casa própria

Saiba como usar o FGTS no financiamento da casa própria Trabalhadores podem contar com o fundo para aliviar o orçamento ao reduzir v...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_youtube1.pngredesp_linkedin1.pngredesp_instagram1.png

O Corretor

Política de Privacidade 

Nélio Côrte - Corretor e Avaliador de imóveis
CRECI-SC. 14797F  -  CNAI - 2361 
Telefone: (48) 99164-6210

PJ - Nélio Corretor Imobiliário Ltda  - CRECI/SC 5442J
Endereço Comercial: Rodovia José Carlos Daux, nº 4150, salas 1 e 2, CEP 88032-005 - Florianópolis/SC

E-mail: nc@neliocorretor.com.br
https://www.facebook.com/NelioCorteCorretor/
https://www.instagram.com/neliocortecorretor/

Procurando por

Imóveis para Venda

Contato

  • Cacupé

  • (48) 99164-6210

www.neliocorretor.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.